Ensino Infantil

Pastora Rute Coutinho

Contato:

coord.rute@colegioesmeraldas.com.br

A Educação Infantil é uma das fases mais importantes na vida escolar, o alicerce, quando desenvolvemos as bases sólidas para a continuidade dos estudos e para toda sua vida.

Objetivamos o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

Nesta fase as crianças compartilham suas descobertas, aprimoram suas competências e habilidades de forma lúdica e interdisciplinar, por meio de atividades que proporcionam o exercício do pensamento e o resgate de valores fundamentais para a formação do caráter e da cidadania.

Objetivos da Educação Infantil

• Contribuir para que a criança desenvolva uma imagem positiva de si, estimulando capacidades de ordem física, cognitiva e afetiva.

• Contribuir para a construção da identidade da criança e uma crescente autonomia.

• Desenvolver a socialização em ambiente acolhedor, para ampliar o espaço de atuação da criança e sua percepção do mundo. Favorecer o convívio social e respeito às normas, e reconhecimento da autoridade do adulto.

• Considerar o conhecimento prévio dos alunos e desenvolver atividades que visem a aproximação ao universo das linguagens (escrita, leitura, música, artes, jogos corporais); representação matemática, conhecimento de mundo e natureza.

• Permitir que a criança pense, compartilhe informações, aprenda a formular questões a partir de textos e imagens, estabeleça conhecimento, tendo uma postura de investigação e curiosidade, ampliando assim seu universo cultural.

• Estimular a construção da linguagem oral e escrita por contato frequente com variados tipos de textos, suas diferentes estruturas literárias e funções comunicativas.

• Trabalhar a expressão pessoal através das diferentes linguagens: plástica, corporal e musical.

• Considerar o brincar como recurso de aprendizagem, fazendo a distinção entre brincadeiras e jogos didáticos.

• Estimular o desenvolvimento e o aprimoramento da motricidade (capacidade de realizar movimentos) através de jogos e brincadeiras.

Espaços Pedagógicos

• Salas de aula pensadas e adaptadas para cada faixa etária;

• Sala de leitura;

• Estúdio de produção, música e dança;

• Parque e   estações pedagógicas;

• Quadra poliesportiva;

• Parque e área verde;

• Cozinha experimental;

• Refeitório;

• Sala de vídeo

Diferencial Pedagógico

Como escola confessional, adotamos o currículo estabelecido pelo MEC, mas, ao longo do ano, desenvolvemos temas transversais, sem deixar de lado a ótica cristã. Pensando nisso, o Sistema de Ensino, proposta e planejamentos pedagógicos são de alta qualidade que responde aos quesitos estabelecidos pelo MEC, sem desconsiderar os valores e princípios que a escola professa em sua confessionalidade.

• Xadrez;

• Balé;