Instruções concurso de bolsas 2022

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE ESTUDOS 2022

 

O Colégio Esmeraldas, instituição de Educação Infantil ao Ensino Médio, torna pública a abertura de inscrições e instruções do processo seletivo de concessão de bolsas para 2022.

 

Disposições: 

 

1. O processo seletivo será realizado em dois formatos, presencial ou on-line.O candidato deverá optar por um destes formatos e não poderá fazer os dois. A prova online, será em 2 etapas: 1ª Etapa - no dia 11/09/2020, sábado, das 9h às 12h e    2ª Etapa -  Entrevistas individuais, para o 1º e 2º lugar de cada série,  em horários agendados, nos dias 29, 30/09 ou 01/10. 

No dia da prova on-line, na 1ª etapa, os alunos deverão acessar o site do Colégio, escolher a série a cursar no ano de 2022 e acessar a prova para realização no Google Forms, pelo qual ocorrerá a realização da mesma.

A prova presencial será em apenas 1 etapa, no dia 18/09, das 9h às 12h. O aluno deverá comparecer no mínimo 30 minutos antes, portando RG, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha, garrafa de água e deverá estar usando a máscara.

2. Para a prova on-line o(a) aluno(a) deverá acessar o google forms, através da tecnologia disponível, e deverá respeitar o horário de início e término do período de prova. 

3. Podem se inscrever alunos cursando a partir do 2º ano do Ensino Fundamental 1 ao 2º ano do Ensino Médio (em 2021) e 3a sẽrie (em 2022). 

4. Não há provas de bolsa para alunos que irão cursar o Ed. Infantil, 1º, 2º do EF1 e 3º EM em 2022, mas poderá haver condições especiais mediante agendamento do/a aluno/a e/ou família com a gestão do Colégio Esmeraldas. 

5. Não há taxa de inscrição para a prova do Concurso de Bolsas. 

6. Para os alunos inscritos, não serão oferecidas aulas preparatórias, porém, poderão tirar dúvidas quanto ao acesso ao google forms. 

7.  Período de inscrição: a partir do dia 11/08/2020 até às 17h do dia 10/09/2020, para a prova on-line e até às 15h do dia 17/09, para a prova presencial, pelo site do Colégio Esmeraldas. 

8. A prova tem por objetivo avaliar o conhecimento do candidato, assim como as habilidades e competências descritas na Base Curricular Comum do Ensino Fundamental, incluindo de forma geral a capacidade de ler, compreender e interpretar, de estabelecer relações, de julgar, avaliar e de resolver problemas. 

9. A prova é composta por 25 questões para Ensino Fundamental 1, 40 questões para Ensino Fundamental 2 e 62 questões para o Ensino Médio  sendo de múltipla escolha, mais 2 questões dissertativas, sendo considerada a produção de texto com correção multidisciplinar.

10. Cada questão valerá um (1) ponto e a questão dissertativa cinco (5) pontos cada. 

11. Cada questão de múltipla escolha possui apenas uma alternativa correta. 

12. Conteúdo programático: ○ Ciências Humanas e suas Tecnologias; ○ Ciências da Natureza e suas Tecnologias; ○ Matemática e suas Tecnologias; ○ Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

13. Para as questões dissertativas, o inscrito deverá realizar na própria prova, em campo específico.

14. A prova on-line terá duração de 3h, com início às 9h e término às 12h, ficará aberta para realização durante este período e não haverá possibilidade de realização fora do horário estipulado. A prova presencial terá duração de 3h, com fechamento dos portões às 9h, e término às 12h, com exceção do Ensino Médio que terá 30 minutos de tolerância na saída, o tempo mínimo de permanência na prova é de 1 (uma) hora.

15. Para a prova on-line, os alunos que não conseguirem acesso à prova por questões de tecnologia própria, será de inteira responsabilidade da família. 

16. Não haverá tempo extra para a realização da prova, exceto o Ensino Médio (30 minutos). 

17. Na prova on-line não será permitida a entrada no link após o início da prova.

18. A realização da prova on-line deve ser feita somente pelo aluno, sem ajuda externa, pois na 2ª etapa (entrevista) será avaliado o conhecimento específico dos conteúdos aplicados na 1ª etapa.

19. O candidato, se quiser, pode deixar disponível, ao alcance da mão, algo leve para comer e beber, como uma garrafa de água e barra de cereal, por exemplo. 

20. Para realizar a prova on-line, deixe sobre o local em que realizará a prova apenas um equipamento que possa fazer a conexão com a plataforma e com a internet.

21. Será desclassificado o aluno (candidato), que não realizar a prova, seja qual for o motivo. 

22. Os resultados serão divulgados a partir do dia 08/10/2020, após às 17h.

23. O Colégio entrará em contato via email/telefone com os candidatos cadastrados na ficha de inscrição, para agendamento dos horários de entrevista. 

24. Para os que optaram pela prova on-line, a 2ª etapa (entrevista) ocorrerá nos dias 29, 30/09 e 01/10, conforme horário agendado com as famílias. O resultado da 1ª etapa, será divulgado no dia 27/09, a partir das 17h.

25. A bolsa de estudo é anual e renovável, na condição do aluno atender aos seguintes critérios: Média anual igual ou superior a 6,0 (sete) em todos os componentes curriculares e não sofrer sanções disciplinares, de acordo com o Regimento Escolar. 

26. Serão oferecidas até três (3) bolsas, distribuídas inicialmente da seguinte forma: uma (1) bolsa integral (mínimo de 80% de acertos), uma (1) de 70% (mínimo de 70% de acertos), uma (1) de 60% (mínimo de 60% de acertos). Os valores percentuais não são cumulativos com outros eventuais descontos já oferecidos. Serão distribuídas, do maior valor para o menor, inicialmente aos três (3) inscritos com melhor classificação .

27. Em caso de bolsas remanescentes, em função dos critérios acima não terem sido atendidos, o Colégio se reserva o direito de decisão sobre como e se serão disponibilizadas de outra maneira. 

28. Para casos de empate, serão considerados os seguintes critérios:  A pontuação nas questões dissertativas e na entrevista.

29. Persistindo o empate, a pontuação em Matemática. 

30. Persistindo o empate, a pontuação em Língua Portuguesa. 

31. As bolsas não cobrem o valor da matrícula, de custos com transporte, alimentação, uniforme e material escolar, cursos extracurriculares, saídas pedagógicas, viagens de estudo do meio, entre outros. 

32. A concessão da bolsa de estudo obtida pelo candidato será válida para as matrículas efetivadas em até 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte à divulgação do resultado deste Processo Seletivo. A não efetivação da matrícula dentro do prazo implica na perda da bolsa.

 

A DIREÇÃO