• Colégio Esmeraldas

Timidez infantil

O que é timidez infantil?

A timidez na infância se define como uma conduta que se caracteriza por uma dificuldade nas relações interpessoais e uma tendência acentuada de fuga ou desvio do contato social com outras pessoas.

Uma criança habitualmente ativa e esperta se mostra decaída, inapetente o retraída. Por outro lado, outra criança, geralmente tranquila, apresenta condutas que denotam ansiedade, inquietação, falta de atenção, hiperatividade, com perturbações do sono, ataques de fúria, etc.

A consulta com o pediatra deve ser sempre o primeiro passo a fim de descartar qualquer causa orgânica. Se o seu estado físico mostra-se bem, deve-se iniciar a investigação das razões psicológicas das mudanças que chamaram nossa atenção.

Entender uma criança tímida

1. Vamos pensar que as crianças manifestam suas emoções através do seu comportamento, assim também das suas brincadeiras e seus desenhos. Ainda falta muito tempo para que possam se expressar através da linguagem e dizer, por exemplo: “mamãe, estou triste”, “estou com saudade do papai”, ou simplesmente “não sei o que acontece comigo”.

2. É bom lembrar que as crianças tem uma sensibilidade muito mais aguçada que a nossa para perceber as variações no ambiente. Estão sempre prestando atenção no nosso olhar, nossos gestos, nossa presença ou ausência (ainda que pareçam estar muito concentradas em outras coisas).

3. Prestemos agora atenção às situações (boas e más) que acontecem na nossa vida cotidiana.

Existem situações menos evidentes e que, no entanto os filhos reparam, como discussão entre os pais, afastamento, doença ou morte de um familiar, crises pessoais, problemas no trabalho, econômicos.

4. Cada criança tem seu próprio jeito de comunicar sua dificuldade para entender o que está passando. Vamos confiar na intuição de mães. A gente vai encontrar o momento mais adequado para falar à criança palavras que venham do coração, como: “entendo que para você isso também é muito difícil, mas pode contar comigo, tentarei te compreender”.

Teatro infantil. Benefícios do teatro para as crianças

Com que idade uma criança pode começar com a prática do teatroO teatro infantil forma parte da lista de atividades extracurriculares que os pais podem escolher para os seus filhos. Para que uma criança faça teatro não é necessário que ela seja desinibida ou desenvolta, nem mesmo que tenha qualidades ou que seja aspirante à profissão de ator ou atriz.

A prática do teatro na infância deve limitar-se a que a criança se divirta, invente e interprete personagens curiosos, e faça amigos.

O que faz o teatro pelas crianças

As escolas de teatro, através de variadas atividades e brincadeiras em grupo ou individual, são ideais para ajudar a criança a desenvolver a expressão verbal e corporal, como também exercitar a sua capacidade de memória e agilidade mental. Além disso, o teatro é benéfico para as crianças nos seguintes aspectos:

- Contribui ao desenvolvimento e formação do caráter da criança;

- Melhora e favorece à dicção das crianças;

- Estimula a memória, a atenção e a concentração das crianças;-Faz crescer a sua auto-estima;

- Combate a timidez e a vergonha;

- Ensina a criança a relacionar-se com outras crianças e a trabalhar em grupo;

- Favorece ao auto-conhecimento;

- Desperta a consciência corporal e a coordenação motora;

- Aproxima as crianças à poesia;

- Reforça o interesse das crianças pela leitura e literatura;

- Ensina as crianças a controlar suas emoções;

- Motiva o exercício do pensamento;

- Permite que as crianças brinquem com o mundo da fantasia.A melhor idade para começar com o teatro

Os benefícios do teatro na educação das crianças é tão evidente, que já existem escolas no Brasil que incluem esta disciplina nas suas matérias. Os educadores acreditam que a prática do teatro ajuda muito ao desenvolvimento acadêmico e comportamental das crianças.

Normalmente, a melhor idade para que as crianças comecem com o teatro é a partir dos cinco anos de idade, porque nesta idade quase todas as crianças já sabem ler, entender e a sua capacidade de memória é grande. Ela absorve tudo o que escuta e vê. Porém, como cada criança é um caso diferente, o melhor é que ao levar a criança para conhecer um curso de teatro que os pais conversem com o professor. Ele ou ela poderá dizer se a criança está ou não preparada para começar com a prática do teatro.